quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sobre nós


O que é SAN?

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, CONSEA, a segurança alimentar e nutricional (SAN) “consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.
SAN no Brasil
O Brasil reconhece o direito humano a alimentação como um direito social, conforme previsto no artigo 6º da Constituição Federal. Ainda, com vistas a “assegurar o direito humano a alimentação”, há a lei nº 11.346/06, Lei Orgânica da Segurança Alimentar - LOSAN. O artigo 4º da referida lei dispõe sobre a abrangência da SAN, que vai desde a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, do processamento, da industrialização, da comercialização, do abastecimento e da distribuição dos alimentos, incluindo-se a água, a geração de emprego e a redistribuição de renda; ainda, a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos; a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos; a produção de conhecimento e o acesso a informação; a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população e; a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos.
O que é o CRESANS:
O CRESANS se constitui como um espaço de vivência da cidadania, de convivência e participação social, para defesa e promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA, atuando como um pólo propositor de políticas públicas, assim como de soluções tecnológicas, pedagógicas e metodológicas para a SANS e o desenvolvimento local integrado e sustentável.
A proposta do CRESANS é do Instituto Harpia Harpyia – INHAH -, associação sem fins lucrativos, qualificada como organização da sociedade civil de interesse público – oscip – que se constitui como uma agência de defesa e promoção do direito humano a alimentação adequada, tendo como objetivo estatutário – entre outros – a implantação de centros de referência em segurança alimentar e nutricional sustentável.
Os parceiros para implantação do CRESANS são o INHAH, a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Instituições de ensino superior como a Faculdade União das Américas – Uniamérica –, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – a Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE – também integram o CRESANS.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bem vindo!

Olá!

Ainda estamos em plena primavera mas o Sol que faz aqui em Foz do Iguaçu nos dá impressão de já estarmos no verão! Nosso corpo pede um cuidado especial nessa época, é imprescindivel protetor solar e uma alimentação segura e saudável sempre! :)

Pois bem, hoje começa o nosso ciclo de informações!
Postaremos aqui nossos projetos, planos, informações e muitas coisas mais, visando a alimentação segura e saudável em primeiro plano.

E vamos começar com uma noticia especial: Hoje participamos de uma entrevista com a Rede Massa, o SBT, que interessou-se por um dos nossos projetos aqui em uma escola de Foz, a Padre Luigi, na Vila C.
Ali se trabalha uma Horta com os alunos da terceira e quarta série, aonde se integra a aprendizagem na horta junto as outras matérias. Eles não aprendem apenas a cultivar, mas aprendem matemática, português, geografia...
E elas deram um show! Apresentaram cada alimento ali produzido, e o pais de origem do mesmo. Mostravam-se realmente interessadas, e todos respondiam, orgulhosos do que faziam. Aproveitaram a ocasião e plantaram em um canteiro em 30x30cm, demonstrando que já conheciam o processo. Faziam com carinho e dedicação.
João Luiz, agrônomo do projeto, auxiliou e organizou o plantio com as crianças; também fizeram adubo, misturando grama, mato, terra e restos de alimentos, tal adubo que será usado em plantios futuros.

As crianças mostraram ter absorvido muito bem, pois sabiam na ponta da língua as medidas de distancia de cada plantinha, calculando sabiamente. Também dominavam sobre nutrientes e sobre o que cada fruta ou legume contribuia para o organismo. Alguns estavam totalmente a vontade e pegavam os tomatinhos maduros, lavando-os e comendo com gosto.
Com certeza, notamos que a partir do momento que a criança conhece o plantio e cultiva o alimento, surge uma grande curiosidade para experimentá-la. É um incentivo para que adicione ao seu dia-a-dia. Ao longo do projeto, também é dado a eles uma mudinha para cultivarem em casa, assim, envolvendo a familia nessa tarefa.

Além de nós do CRESANS (Franciellen e João Luiz) também estavam presentes o Sr. Eduardo (Secretário de Agricultura de Foz) Paulina (Diretora da Escola), Gean (Técnico), alguns professores e um voluntário.

O programa não tem dia certo de ir ao ar, mas assim que eu conseguir, posto um link com o video pra vocês. Um bom final de dia para todos!

F.V