quinta-feira, 26 de abril de 2012


Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial



O dia 26 de Abril é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial (HA). A HA que é conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças mais prevalentes no mundo. Nas últimas décadas o número de hipertensos tem aumentado progressivamente devido a fatores como, maior expectativa de vida, maior incidência de obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.
A HA é assintomática até fases avançadas, o que dificulta o diagnóstico. Por isso é importante que todo indivíduo adulto meça a sua pressão arterial pelo menos uma vez a cada um ou dois anos. Se for obeso, fumante, diabético ou se tiver histórico familiar de HA, a pressão deve ser medida com uma periodicidade maior, cerca de duas vezes por ano. Pessoas que já sejam diagnosticadas hipertensas devem medir a pressão arterial pelo menos uma vez por semana para saber se a HA está bem controlada.
Para diagnosticar a HA são necessárias de três a seis aferições elevadas, realizadas em dias diferentes, com um intervalo maior que um mês entre a primeira e a última aferição. A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90mmHg, porém o ideal é manter a pressão igual a 120/80 mmHg.
A HA está associada a diversas doenças graves como insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, morte súbita, aneurismas, perda da visão (retinopatia hipertensiva), insuficiência renal crônica, AVC isquêmico e hemorrágico, demência por micro infartos cerebrais, arteriosclerose. A HA raramente tem cura e o objetivo do tratamento é evitar que órgãos como o coração, cérebro e rins, chamados de órgãos alvo, sofram lesões que causam as doenças descritas.
Mudanças no estilo de vida são essenciais para a prevenção e tratamento da HA. Veja algumas dicas:
  • Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Mantenha um peso saudável. Também é importante avaliar a medida da circunferência abdominal (cintura), que no homem não deve ultrapassar 90cm e na mulher 80cm;
  • Pratique atividades físicas pelo menos 5 dias por semana. Faça caminhadas, suba escadas em vez de usar o elevador, ande de bicicleta, nade, dance;
  • Não fume;
  • Controle o estresse. Tente administrar seus problemas de uma maneira mais tranquila;
  • Diminua a quantidade de sal na comida e evite alimentos industrializados com alto teor de sódio. Consuma no máximo 5g de sal por dia, ou 2000mg de sódio, o que corresponde a 3 colheres de café rasas de sal. Não acrescente sal no alimento depois de pronto. Não utilize saleiro à mesa.
  • Tenha uma alimentação saudável! Evite: açúcares e doces, frituras, derivados de leite na forma integral, carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras, temperos prontos, alimentos industrializados que vêm em latas ou vidros, alimentos processados e industrializados como embutidos, conservas, enlatados, defumados, charque. Prefira: Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras e legumes, produtos lácteos desnatados.

O controle da pressão arterial está em suas mãos. Lembre-se que a qualidade de vida se conquista. Com essas medidas é possível viver mais e melhor!



terça-feira, 17 de abril de 2012

CRESANS apresenta relatório de atividades do biênio 2010-2011    


Por meio de uma parceria entre o Instituto Harpia Harpya, a Itaipu Binacional e a Fundação PTI, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans) Tembi'u Porã se consolidou nos últimos anos como um instrumento de promoção do direito humano à alimentação adequada.

As atividades desenvolvidas pelo Centro entre o segundo semestre de 2010 e dezembro de 2011 estão disponíveis no relatório recém-lançado pela entidade, com destaque para a conquista da certificação como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Neste período, o Centro também ganhou em representatividade ao receber o título de conselheiro titular no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (CONSEA/PR).

Entre as conquistas estão o trabalho desenvolvido sobre os hábitos alimentares das famílias dos barrageiros que ajudaram a construir Itaipu (o assunto inclusive virou livro) e a aprovação de dois artigos em importantes eventos do gênero: no 1º Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição, realizado em Ouro Preto (MG); e no Congresso Internacional Sobre Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva World Nutrition Rio 2012, no Rio de Janeiro (RJ).

O Centro também capacitou mais de 400 professores da rede pública e nutricionistas de Foz do Iguaçu e região em duas edições do curso Interdisciplinaridade Alimentação e Nutrição no Currículo Escolar (Interanutri). Além disso, o Cresans desenvolveu um banco de projetos replicáveis de inserção da educação alimentar e nutricional sustentável no currículo do ensino fundamental I.

No PTI, o Cresans promoveu, em 2011, um amplo trabalho durante a Semana de SANS,  com direito a uma exposição de fotos, ginástica laboral, pratos diferenciados no restaurante e a realização de uma feira de produtos orgânicos. O evento ainda contou com a exibição do filme "O Veneno Está Na Mesa", seguido de um debate com o seu idealizador: o cineasta Silvio Tendler.

  

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Relatório de Atividades Biênio 2010-2011

 

CLIQUE AQUI para acessar o nosso relatório de atividades do segundo semestre de 2010 e 2011.