quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sobre nós


O que é SAN?

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, CONSEA, a segurança alimentar e nutricional (SAN) “consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.
SAN no Brasil
O Brasil reconhece o direito humano a alimentação como um direito social, conforme previsto no artigo 6º da Constituição Federal. Ainda, com vistas a “assegurar o direito humano a alimentação”, há a lei nº 11.346/06, Lei Orgânica da Segurança Alimentar - LOSAN. O artigo 4º da referida lei dispõe sobre a abrangência da SAN, que vai desde a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, do processamento, da industrialização, da comercialização, do abastecimento e da distribuição dos alimentos, incluindo-se a água, a geração de emprego e a redistribuição de renda; ainda, a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos; a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos; a produção de conhecimento e o acesso a informação; a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população e; a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos.
O que é o CRESANS:
O CRESANS se constitui como um espaço de vivência da cidadania, de convivência e participação social, para defesa e promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA, atuando como um pólo propositor de políticas públicas, assim como de soluções tecnológicas, pedagógicas e metodológicas para a SANS e o desenvolvimento local integrado e sustentável.
A proposta do CRESANS é do Instituto Harpia Harpyia – INHAH -, associação sem fins lucrativos, qualificada como organização da sociedade civil de interesse público – oscip – que se constitui como uma agência de defesa e promoção do direito humano a alimentação adequada, tendo como objetivo estatutário – entre outros – a implantação de centros de referência em segurança alimentar e nutricional sustentável.
Os parceiros para implantação do CRESANS são o INHAH, a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Instituições de ensino superior como a Faculdade União das Américas – Uniamérica –, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – a Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE – também integram o CRESANS.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Pugnar pela defesa da segurança alimentar para todos é passo fundamental para a construção da cidadania.
    Estamos com vocês!

    ResponderExcluir