quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

INTERDISCIPLINARIDADE, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR

No dia 1º de Setembro de 2010 teve início o curso EAD “Interdisciplinaridade, Alimentação e Nutrição no Currículo Escolar - INTERANUTRI” promovido pelo CRESANS, Instituto Harpia Harpyia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Secretaria Municipal da Educação através do Núcleo de Tecnologias do Município, FPTI e Uniamérica. Teve como objetivo a organização de conteúdos e formação de professores da rede pública para atender o disposto na lei 11.947 de junho de 2009, quanto à inserção do tema alimentação e nutrição no currículo escolar:

Art. 15.  Compete ao Ministério da Educação propor ações educativas que perpassem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. 

Fizeram parte do curso professores de escolas municipais e CMEI's, acadêmicos do curso de Nutrição e Pedagogia de Foz do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Diamante D'Oeste, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Missal, Botucatu, Indaiatuba, Itatinga e Itu.
O curso foi realizado através da plataforma moodle com duração de 60 horas, os conteúdos teóricos trabalhados contemplavam o tema Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e nutrição da criança. Além de atividades práticas realizadas dentro da sala de aula e fóruns onde todos compartilhavam suas experiências e opiniões.
No decorrer do curso e apresentação final dos projetos no dia 16 de dezembro, pode-se perceber a dedicação e entusiasmo dos participantes, que garantiram a continuidade do projeto em suas escolas e compreensão da importância da alimentação saudável pelas crianças.
Com o sucesso do curso já está sendo articulado uma segunda edição, o que será muito importante para o crescimento do tema Nutrição nas escolas, através da participação de mais professores e acadêmicos.


Daiane Nunes de Melo, Nutricionista e Tutora do Projeto em Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário