sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Semana de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do PTI

Em 2009 foi realizado um monitoramento nutricional nos habitantes do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com o intuito de levantar informações sobre o estado nutricional e alimentar dos trabalhadores, para subsidiar ações preventivas e provocar a reflexão sobre o cotidiano da comunidade do PTI no que tange à saúde e à nutrição.
Foi entregue um questionário que contemplava questões sobre hábitos alimentares, de saúde e residência, e ainda foi realizada avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência da cintura) e aferição da pressão arterial em 272 trabalhadores do PTI no período de 19 a 21 de Setembro de 2009.
Os formulários preenchidos foram avaliados individualmente para retorno aos trabalhadores.
Os trabalhadores ficaram muito satisfeitos com as orientações recebidas, e a equipe, nos dias 08 a 10 de setembro de 2010 realizou outro monitoramento, com uma abrangência de 608 participantes. Foram feitas orientações individuais e estão sendo entregues aos participantes. O desafio dessa segunda semana foi a promoção de escolhas mais saudáveis, além da preservação ambiental para as gerações futuras.
Uma alimentação saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas enfermas. Deve ser adequada do ponto de vista nutricional, ausente de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde.


Daiane Nunes de Melo, Nutricionista e Tutora do Projeto Interanutri em Foz do Iguaçu


Nenhum comentário:

Postar um comentário