sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Semana de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do PTI

Em 2009 foi realizado um monitoramento nutricional nos habitantes do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com o intuito de levantar informações sobre o estado nutricional e alimentar dos trabalhadores, para subsidiar ações preventivas e provocar a reflexão sobre o cotidiano da comunidade do PTI no que tange à saúde e à nutrição.
Foi entregue um questionário que contemplava questões sobre hábitos alimentares, de saúde e residência, e ainda foi realizada avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência da cintura) e aferição da pressão arterial em 272 trabalhadores do PTI no período de 19 a 21 de Setembro de 2009.
Os formulários preenchidos foram avaliados individualmente para retorno aos trabalhadores.
Os trabalhadores ficaram muito satisfeitos com as orientações recebidas, e a equipe, nos dias 08 a 10 de setembro de 2010 realizou outro monitoramento, com uma abrangência de 608 participantes. Foram feitas orientações individuais e estão sendo entregues aos participantes. O desafio dessa segunda semana foi a promoção de escolhas mais saudáveis, além da preservação ambiental para as gerações futuras.
Uma alimentação saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas enfermas. Deve ser adequada do ponto de vista nutricional, ausente de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde.


Daiane Nunes de Melo, Nutricionista e Tutora do Projeto Interanutri em Foz do Iguaçu


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

INTERDISCIPLINARIDADE, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR

No dia 1º de Setembro de 2010 teve início o curso EAD “Interdisciplinaridade, Alimentação e Nutrição no Currículo Escolar - INTERANUTRI” promovido pelo CRESANS, Instituto Harpia Harpyia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Secretaria Municipal da Educação através do Núcleo de Tecnologias do Município, FPTI e Uniamérica. Teve como objetivo a organização de conteúdos e formação de professores da rede pública para atender o disposto na lei 11.947 de junho de 2009, quanto à inserção do tema alimentação e nutrição no currículo escolar:

Art. 15.  Compete ao Ministério da Educação propor ações educativas que perpassem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. 

Fizeram parte do curso professores de escolas municipais e CMEI's, acadêmicos do curso de Nutrição e Pedagogia de Foz do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Diamante D'Oeste, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Missal, Botucatu, Indaiatuba, Itatinga e Itu.
O curso foi realizado através da plataforma moodle com duração de 60 horas, os conteúdos teóricos trabalhados contemplavam o tema Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e nutrição da criança. Além de atividades práticas realizadas dentro da sala de aula e fóruns onde todos compartilhavam suas experiências e opiniões.
No decorrer do curso e apresentação final dos projetos no dia 16 de dezembro, pode-se perceber a dedicação e entusiasmo dos participantes, que garantiram a continuidade do projeto em suas escolas e compreensão da importância da alimentação saudável pelas crianças.
Com o sucesso do curso já está sendo articulado uma segunda edição, o que será muito importante para o crescimento do tema Nutrição nas escolas, através da participação de mais professores e acadêmicos.


Daiane Nunes de Melo, Nutricionista e Tutora do Projeto em Foz do Iguaçu
Segue abaixo mais um de nossos projetos: 
 
Projeto Barrageiros

Objetivos

Pesquisar e identificar os aspectos nutricionais e alimentares dos ex barrageiros da Usna Hidrelétrica de Itaipu, moradores do bairro Vila C na cidade de Foz do Iguaçu, buscando levantar e caracterizar suas condições alimentares baseado na segurança de SAN; também buscando explorar a antiga e atual cultura alimentar dos mesmos.

(em construção)