segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chocolate e Saúde

A páscoa está se aproximando, e os ovos de chocolate já estão disponíveis. Não há quem resista! Podemos usufruir desta delícia, mas sem descuidar da nossa saúde. Vamos explicar como isso é possível.
Existe um tipo de chocolate que traz benefícios a saúde, o chocolate amargo. Este tipo de chocolate é feito com um percentual de cacau bem maior do que o chocolate ao leite. Quanto mais cacau maior os benefícios. Os melhores são os chocolates com pelo menos 70% de cacau.

O chocolate amargo possui numerosos antioxidantes, proantocianidinas e muitos polifenóis. Essas moléculas retardam o crescimento das células cancerosas e limitam a angiogênese. Os grãos de cacau são naturalmente ricos em Flavonoides, que são componentes vegetais com poderosas propriedades antioxidantes. Mas quais são os benefícios desses antioxidantes?
Eles combatem os radicais livres, que são moléculas naturalmente presentes no organismo, envolvidas no processo de envelhecimento e em vários outros processos. No entanto, existem alguns fatores ambientais como, a luz solar, o tabaco e a poluição, que podem provocar o aumento da formação destas substâncias no organismo. Os radicais livres são moléculas instáveis que flutuam na corrente sanguínea, causando danos aos tecidos. Em excesso podem causar alterações no DNA, nas proteínas e ácidos graxos polinsaturados, presente nas células. Os danos causados pelos radicais livres têm sido relacionados com o desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardiovasculares, cataratas e doença de alzheimer.
No Brasil se consome mais chocolate ao leite, diferente de outros países, onde o consumo de chocolate amargo é frequente. O chocolate ao leite tem mais açúcar e portanto, agrada mais o paladar das pessoas. Mas hoje no Brasil o consumo de chocolate com maior teor de cacau está bem maior do que há 10 anos atrás, demonstrando uma maior preocupação com a saúde entre os brasileiros.
Embora o chocolate com alto teor de cacau possa trazer benefícios a saúde, lembre-se de comer com moderação! O chocolate apresenta elevado valor calórico e deve ser ingerido sem exageros. Em 100g de chocolate ao leite e chocolate com 70% de cacau tem-se aproximadamente 550 calorias.

DESEJAMOS A TODOS UMA SAUDAVEL E FELIZ PÁSCOA!

quinta-feira, 7 de abril de 2011


Alimentação X Câncer

Dia 08 de Abril é o dia Mundial do Combate ao Câncer, então hoje vamos falar de como a alimentação pode ajudar nesta prevenção.
O câncer pode atingir diversos órgãos e sistemas e se dá pela disfunção na célula. Essa disfunção pode ser causada pela agressão de substâncias químicas, radiações, vírus ou ainda por um excesso de radicais livres produzidos pela própria célula que não são adequadamente inativados. Normalmente as células expostas a estes agressores conseguem reparar os danos causados por eles, impedindo que as suas funções sejam alteradas. No entanto, em algumas células, eventualmente, esses reparos não são suficientes e o dano leva essas células a se reproduzirem de forma desordenada. Esse crescimento desordenado de um determinado grupo de células é o que caracteriza o câncer. Essas células invadem tecidos vizinhos e muitas se espalham pelo organismo através das chamadas metástases.
Muitos estudos revelam que existem fatores na alimentação que servem de proteção ao câncer e outros podem aumentar o risco do câncer. A alimentação pode afetar o desenvolvimento do câncer pelo excesso de ingestão de alimentos com componentes indutores de alterações celulares que levam ao câncer (por exemplo, gorduras saturadas, alimentos industrializados, alimentos com farinhas e açúcares altamente refinados e com alto índice glicêmico); ou pela falta de alimentos que impedem o desenvolvimento de alterações celulares precursoras do câncer (frutas, legumes). Portanto, uma alimentação equilibrada ataca o desenvolvimento do câncer em duas frentes, reduzindo a ingestão de substâncias que, em excesso, são potencialmente cancerígenas e combatendo o desenvolvimento do câncer por meio de moléculas anticancerígenas presentes em alimentos na sua forma natural (principalmente os vegetais);
Os alimentos ricos em gorduras como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, se consumidos diariamente por longos períodos de tempo, fornecem o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação.
Alguns alimentos contém níveis significativos de agentes cancerígenos, como os nitritos e nitratos, que são usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, e se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas têm ação carcinogênica potente, são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e frequente. Os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica.
O armazenamento inadequado de alimentos pode causar o desenvolvimento de fungos e bactérias capazes de produzir toxinas cancerígenas.
Para prevenir o desenvolvimento do câncer além de evitar os alimentos acima citados é necessário ter uma alimentação rica em frutas e legumes, pois além de conter os macronutrientes (carboidrato, lipídio e proteína), micronutrientes (vitaminas e minerais), as fibras que ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias cancerígenas com a parede do intestino grosso, possuem uma terceira classe de nutrientes chamados de fitoquímicos.
Essas substâncias são os principais fatores presentes nas frutas e legumes, que oferecem proteção contra o câncer. Elas que conferem adstringência, odor e amargor aos vegetais. Eles atuam impedindo a ativação de substâncias cancerígenas; interferindo nas células tumorais impedindo seu crescimento; reduzindo a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) essencial para o desenvolvimento dos tumores; funcionando como antioxidantes combatendo os radicais livres e estimulando o sistema imunológico aumentando o grau de defesas contra alterações celulares.
Abaixo estão listados alguns alimentos com seus compostos que oferecem proteção contra o câncer:
- Crucíferas (repolho, brócolis, couve-flor, couve-verde, mostarda, couve-de-bruxelas, couve chinesa, rabanete, agrião, nabo): contém sulforafane, glucosinolatos e indole-3-carbinol (I3C), que impedem a evolução de células pré-cancerosas em tumores malignos e agem também favorecendo o suicídio das células cancerosas e bloqueando a angiogênese;
- Alho, Cebola, Alho Poró, Cebolinha: possuem compostos Sulforados, que reduzem em parte os efeitos cancerígenos das nitrosaminas e compostos N-nitroso e induzem a apoptose das células do câncer de cólon, de mama, de pulmão, de próstata e da leucemia;
- Soja: possuem Isoflavonas (como a genisteína, a daidzeína e a gliciteína) que bloqueiam a estimulação das células cancerosas pelos hormônios sexuais (como os estrógenos e a testosterona). Agem bloqueando a angiogênese;
- Chá Verde, Cacau (Chocolate amargo 70%): Possuem Polifenóis (catequinas), que retardam o crescimento das células cancerosas e limitam a angiogênese.
- Vinho tinto e suco de uva concentrado: Possuem Polifenóis (resveratrol) que age sobre os genes conhecidos por proteger as células sadias do envelhecimento (sirtuins). Tem também a capacidade de retardar as três etapas da progressão do câncer – iniciação, promoção e progressão – bloqueando a ação do NF-kappaB.;
- Frutas Vermelhas: Contêm Ácido elágico e múltiplos polifenóis que estimulam os mecanismos de eliminação dos cancerígenos e inibem a angiogênese. As Antocianidinas e Proantocianidinas facilitam também a apoptose das células cancerosas.
- Peixes (sardinha, salmão): Possuem Ômega 3 de cadeia longa que reduzem a inflamação. Em cultura, retardam o crescimento das células de um amplo leque de tumores. Agem também reduzindo a disseminação de tumores sob forma de metástases.
- Linhaça: Possui Ômega 3 e Lignanas. Esses fitoestrógenos reduzem a atividade nefasta dos hormônios sobre o crescimento do câncer e talvez também sobre a angiogênese.
- Cítricos (limão, laranja, tangerina): Contêm Flavonóides anti-inflamatórios, que estimulam também a intoxicação dos cancerígenos pelo fígado.
- Cúrcuma: é um potente anti-inflamatório natural. Contribui para induzir a apoptose das células cancerosas e para inibir a angiogênese. Em laboratório, aumenta a eficácia da quimioterapia e reduz a progressão dos tumores.;
- Tomate: possui Licopeno que reduz o risco de câncer cervical e de próstata.


Referência: SERVAN-SCHREIBER, David. Anticâncer: Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais. Rio de janeiro: Objetiva, 2008.