segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pesquisa aponta que 30% dos habitantes do PTI estão acima do peso

Em setembro de 2010 o CRESANS Tembi’u Porã (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), promoveu a 2ª Semana de SANS do PTI, em articulação com o Ambulatório e o GT SANS do PTI , contando com o apoio do curso de Nutrição da Uniamérica; da Unioeste e do projeto Rede Solidária de Agroecologia.
Assim como na 1ª Semana de SANS do PTI, realizada em 2009, a principal atividade desta 2ª Semana foi a aplicação de uma de pesquisa, de preenchimento voluntário, sobre hábitos alimentares e levantamento sobre a saúde, além da realização de avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência da cintura) e aferição da pressão arterial, com 604 habitantes do Parque. Como primeiro resultado, cada participante recebeu uma análise individual, comentada, sobre seu estado nutricional.
O principal objetivo do trabalho de monitoramento em ambas as Semanas de SANS foi avaliar os hábitos relacionados à alimentação, de modo a subsidiar a execução de possíveis ações para promover a melhora da qualidade de vida dos habitantes do Parque.
Os dados de antropometria revelaram o estado nutricional dos pesquisados, segundo o índice de massa corporal (IMC). Quanto ao baixo peso, as mulheres prevalecem sobre os homens, no entanto, quanto ao excesso de peso, os homens somam um total de 43,6% e as mulheres 29,9% dos entrevistados. A avaliação global das informações colhidas em 2010, apontou que 30% dos habitantes do PTI estão com sobrepeso.
Comparado com os resultados dessa mesma pesquisa realizada em 2009, houve redução em 8% da proporção de homens com excesso de peso e aumento de 10% entre as mulheres. “A proporção de obesidade foi mantida entre os homens e aumentada entre as mulheres. Mas não podemos assumir que houve mudança no estado nutricional da população, já que não foram as mesmas pessoas avaliadas”, explicou a nutricionista do CRESANS Tembi’u Porã, Dra Rose Carvalho.
A pesquisa apontou, também, que pouco mais de um quarto dos trabalhadores são sedentários e 27% praticam atividade física em algumas ocasiões. Portanto, menos da metade dos trabalhadores tem o hábito de prática sistemática de atividades físicas. Apenas 9% atendem a recomendação para a prática diária.
O monitoramento mostrou, ainda, que 71% dos entrevistados diz manter uma alimentação saudável e que 81% não é fumante. Além disso, um dado preocupou os pesquisadores: 21,94% tem a pressão arterial alterada ou em valores limítrofes. “Muitas pessoas não sabiam que tinham hipertensão e isso é muito perigoso, pois a hipertensão arterial precisa ser identificada e controlada”, alertou a Dra Rose Carvalho.

Ações
Segundo a equipe do CRESANS Tembi’u Porã, a partir dos dados coletados durante a pesquisa pretende-se trabalhar a conscientização quanto aos hábitos alimentares saudáveis entre os habitantes do PTI. Ações como a ginástica laboral, já desenvolvida, fazem parte do cronograma de atividades.
Em breve serão publicados artigos no Jornal do PTI, elaborados pela equipe do CRESANS, tratando dos principais temas identificados como relevantes a partir da pesquisa. Essa matéria foi publicada pelo jornal do PTI em 19 de Abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário