sexta-feira, 29 de julho de 2011

POF/IBGE: Excessos de gordura e açúcar atingem 82% e 60% dos brasileiros, respectivamente.

Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela dois dados preocupantes: 82% dos brasileiros consomem excessivamente gordura saturada e mais de 60% da população ultrapassa os limites de consumo de açúcar.
A pesquisa mostrou que entre as adolescentes a ingestão excessiva de açúcar é mais comum. Entre os idosos, quase 80% deles ingerem mais gordura saturada do que o limite tolerável.
"Os adolescentes já têm inadequação para macronutrientes desde cedo. Você já vê o açúcar e gordura saturada extrapolando os limites, porque eles [adolescentes] também são alvo da prevalência de alimentação fora de casa", avaliou André Martins, analista da Pesquisa de Orçamento Familiares do IBGE.
Martins destacou a influência da caloria fora de casa, que, segundo a pesquisa, representa 16,2% do total do consumo energético médio diário dos brasileiros - entre 1.490 quilocalorias (kcal) e 2.289 kcal.
O pesquisador do IBGE lembrou que nas últimas análises desse mesmo levantamento, os adolescentes revelaram índices preocupantes de sobrepeso "Até os 10 anos, a população ainda aparece um pouco protegida da prevalência de sobrepeso, mas, dos 10 ou mais, as crianças começam a ter liberdade sobre o que comem, e a gente observa que já deram um aumento na prevalência do sobrepeso", alertou.
A análise de consumo alimentar do instituto ainda apontou que o consumo de biscoito recheado, salgadinhos industrializados, pizzas, doces e refrigerantes foi associado às médias elevadas das gorduras saturadas e açúcar dentro do consumo energético total.
"Adicionalmente é preocupante a falta da nossa cultura de fazer uso de frutas, legumes e verduras, para que a gente possa minimizar essa deficiência de alguns micronutroientes que temos, como o caso do cálcio", ponderou Martins.
Martins ainda explicou que as pessoas que indicaram pizza e biscoito recheado em seus questionários, que foram preenchidos durante dois dias não consecutivos, obtiveram um total de energia que extrapola em 400 calorias a média nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário