sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fibras Alimentares

As fibras alimentares são substâncias vegetais de grande importância para o bom funcionamento do corpo. São polissacarídeos vegetais, como celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas, mucilagens e a lignina (não polissacarídeo) que não são hidrolisados pelo trato gastrointestinal humano, portanto, não são fontes de energia.
Existem dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são formadas pelas pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. A fração solúvel das fibras traz benefícios à saúde, porque apresentam efeito metabólico no trato gastrintestinal, retardam o esvaziamento gástrico e o tempo do trânsito intestinal, diminuem a absorção de glicose e colesterol e ainda, protegem contra o câncer colorretal.
A celulose e algumas hemiceluloses compõem as fibras insolúveis. Essas fibras fazem parte da estrutura das células vegetais e são encontradas em todos os tipos de substância vegetal. Constitui uma parte muito pequena da dieta (1g/dia) e ocorre principalmente em frutos com casca comestível e semente. Não se dissolvem na água, aumentam o bolo fecal, aceleram o tempo de trânsito intestinal pela absorção de água. Melhorando a constipação intestinal, anulando o risco de aparecimento de hemorróidas e diverticulites (inflamação da parede intestinal).
A decomposição das fibras alimentares ocorre na maior parte no cólon, onde as fibras sofrem a fermentação das bactérias anaeróbicas. Dentre as funções das fibras no organismo humano destacam-se: estimulação a mastigação, e consequentemente, a secreção da saliva e suco gástrico; preenchimento do estômago proporcionando uma sensação de saciedade; regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lenta a digestão e absorção; devido a capacidade de absorver água, formam fezes volumosas e macias no cólon; servem como substrato para fermentação por colônias de bactérias intestinais; tornam mais lenta a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea, pois formam um gel (pectina e goma) no intestino; as fibras insolúveis se ligam aos sais biliares e reduzem a absorção das gorduras e colesterol, as fibras solúveis diminuem especificamente o colesterol LDL e; são substratos para a formação de ácidos graxos de cadeia curta.
As celuloses são encontradas em frutas com cascas, farinha de trigo, farelos, semente. As hemiceluloses estão presentes em grãos de cereais, farelo de trigo, soja e centeio. As pectinas em frutas cítricas, principalmente nas cascas, maçã, batata, limão, laranjas, legumes e vegetais. As gomas nos farelos de aveia, farinha de aveia, farelo de cevada. As mucilagens encontram-se nas sementes e algas (agar-agar). E a lignina está presente nos grãos integrais, ervilha, aspargo.
A recomendação de ingestão de fibras é de 20 a 30g diárias. O excesso pode interferir na absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos.
Quando a dieta for rica em fibras, o consumo de água deve ser aumentado. O excesso pode provocar obstrução intestinal, principalmente quando a ingestão for feita na forma concentrada e desidratada. A falta de fibras na alimentação provoca mau funcionamento do intestino, obesidade e problemas cardíacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário