quarta-feira, 13 de junho de 2012


AGRAVANTES DA OBESIDADE NA INFÂNCIA

 


A obesidade atinge hoje uma parcela cada vez maior de crianças e adolescentes. A obesidade infantil é mais preocupante que a adulta, pois cerca de 80% das crianças obesas aos cinco anos de idade permanecerão obesas na idade adulta. Sabe-se que, quanto mais intenso e precoce é seu aparecimento, maior o risco de persistir no adulto, sendo mais graves as doenças a ela relacionadas (hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes, etc.). Essa questão é extremamente grave devendo ser tratada o quanto antes.
De trinta anos para cá, o número de crianças e adolescentes obesos triplicou e a má alimentação e o sedentarismo são os grandes causadores desse mal.
Na infância, além da má alimentação e da falta de atividade física regular, horários irregulares para as refeições e excesso de alimentos como refrigerantes, doces, fast food e guloseimas em geral, podem levar a um ganho excessivo de peso.
Os hábitos alimentares são estabelecidos na infância, consolidados na adolescência e estão diretamente relacionados ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
As crianças costumam imitar os pais em tudo que eles fazem, assim sendo se os pais tem hábitos alimentares errados, acaba induzindo seus filhos a se alimentarem do mesmo modo. A escola também faz parte desse processo, pois os educadores devem mostrar a importância de uma alimentação saudável.
O tratamento para a obesidade infantil, deve ser feito por meio de acompanhamento com nutricionista, com a ingestão de ingredientes saudáveis, em horários regulares, evitando dietas restritivas, observando com muito cuidado o uso de alimentos diet e light, uma vez que podem causar efeitos negativos a saúde das crianças.

Dra. Rose Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário